terça-feira, 20 de novembro de 2012

A Arte de Trabalhar o Vime

Cultivo do Vimieiro

Há dois sistemas de cultivo. Um em áreas marginais da propriedade, onde não é feito o preparo do solo e os tratos culturais resumem-se a roçadas esporádicas. No segundo modo de produção, são plantios sistematizados em várzeas drenadas e com emprego de outras técnicas, como preparo de  plantas daninhas.O plantio deve ser feito nos meses de Novembro, Dezembro, altura em que ocorre mais chuva, com uso de estacas coletadas dos pés mais vigorosos. A estaca é fincada à profundidade de 15 a 20 centímetros, com espaçamento de 70 a 80 centímetros entre linhas e plantas. 



A Poda

A poda é realizada, normalmente, em Fevereiro, prolongando-se por vezes até o mês de Março. Para que o vime tenha maior durabilidade o corte deve ser feito no minguante da São cortadas as hastes, (pequenas ramificações da planta) o vime é cortado com o auxílio de uma tesoura. O processo de chegar às mãos do artesão, é longo e exige um trabalho árduo. Após a poda, existem dois tipos de tratamento a que são submetidos os vimes, consoante se destinem a serem trabalhados crus ou cozidos. 



A Cozedura

Depois de cortado, o vime é separado por tamanhos, amarrados em molhos e colocados dentro de um caldeiro com água, onde vai ser cozido durante algumas horas. 


O Descasque


Após a cozedura é retirada a casca do vime e expostos ao sol até ficarem bem secos. Devem ser guardados em local seco e arejado.



Sem comentários:

Enviar um comentário